A Rede Europeia de Formação (ETN) FOIE GRAS: Remodelação Bioenergética na Fisiopatologia e Tratamento de Doença do Fígado Gordo Não Alcoólico (NAFLD) é uma formação doutoral internacional financiada pelas Ações Marie Sklodowska Curie dentro do Programa Horizonte 2020, e que treinará 13 Jovens Investigadores (ESRs).

O Projeto FOIE GRAS une uma ampla experiência em doenças hepáticas, investigação em metabolismo e diálogo intestino-fígado com ciência e sociedade. Está sediado em inúmeras universidades e instituições académicas de renome, juntamente com empresas de biotecnologia e uma associação de pacientes, localizadas em Itália, França, Espanha, Alemanha, República Checa, Polónia e Portugal. Os ESRs terão acesso a uma experiência inter/multidisciplinar, conhecimento técnico e intercâmbios internacionais num excelente programa educativo.

FOIE GRAS visa:

• Investigar de que forma mediadores internos e externos subjacentes à disfunção metabólica, tais como a remodelação da bioenergética hepática e alterações no eixo intestino-fígado, influenciam a progressão da NAFLD, permitem a determinação de novos biomarcadores e alvos terapêuticos/de estilo de vida, e o desenvolvimento e implementação de iniciativas para a consciencialização da sociedade nesta temática.

• Treinar uma nova geração de investigadores, clínicos, empresários do ramo da biotecnologia e oradores, com uma atitude inovadora e plena compreensão das necessidades da comunidade científica, prática clínica, empresas de tecnologia e desafios da sociedade.